EY (Ernst & Young)
1 - A estratégia de cada empresa deverá ditar as linhas de adoção de tecnologia que possam acelerar o processo de digitalização, por via da definição de uma estratégia digital integrada. A transformação digital é o roadmap estratégico da empresa;
2 - As práticas de excelência operacional devem de alguma forma ser integradas com as tecnologias disruptivas da indústria 4.0;
3 - Quatro fatores essenciais para o arranque de uma estratégia bem-sucedida no caminho da digitalização: o propósito estratégico, a governação do digital, o impacto nas pessoas e na organização e o suporte das políticas públicas;
4 - As exigências de customização e de entrega eficiente dos produtos por parte dos clientes têm de ser acomodadas pelos processos de fabrico das várias indústrias, o que gera uma necessidade de flexibilidade nos processos industriais sem precedentes, e também a oportunidade de rever os modelos de negócios destas empresas, introduzindo componentes de serviço de valor acrescentado ao cliente;
5 - O futuro começou ontem: as tecnologias facilitadoras da transformação digital já existem, estão disponíveis para incorporação nos processos de manufatura, e facilitam o permanente contacto com o uso dos produtos e progresso dos processos;
6 - Aumento da abertura e da disponibilidade das empresas a celebrar parcerias e cooperações com outras empresas e aumento de aquisições por parte dos grupos industriais sobretudo de empresas tecnológicas que possam trazer valor acrescentado e acelerar o processo de transformação digital;
7 - As pessoas, fator determinante no sucesso da transformação digital, como principal objetivo da gestão e das organizações: sem pessoas motivadas, satisfeitas e produtivas, os negócios não florescem. Alguns grupos industriais têm criado as suas próprias escolas/centros de formação no sentido de colmatarem a escassez de talento.