Ideias que iluminam negócios
A equipa Novo Rumo a Norte esteve representada na Conferência Visão 2037 - Ideias que iluminam negócios, cujo organização resultou de uma parceria entre a ACICE - Associação Comercial e Industrial de Esposende, a ADN- Associação Aliança de Negócios e a NORMAT.
Destacam-se as intervenções do arquitecto Cristiano Costa que apresentou a sua perspetiva do futuro da arquitetura e construção até 2037 do especialista em comunicação e marketing, Dr. Fernando Lima, que apresentou a sua visão do futuro do comércio em 2037. Entre as ideias partilhadas destacam-se as seguintes:
-Caminhamos para um grande foco na arquitetura bioclimática, que tem em conta o clima e as condições naturais para climatizar edifícios. (Cristiano Costa)
-Em 2037 existirá um crescimento exponencial da população e o envelhecimento da mesma o que levará também ao crescimento de mercados como o da saúde e do turismo sénior. (Fernando Lima)
-A Internet das coisas tornar-se-á a Internet dos espaços. (Cristiano Costa)
-Em 2037 vamos ver uma inteligência artificial mais desenvolvida, a indústria 4.0 deverá já estar no nível 5.0 e os automanos, os materiais com memória e o RFID serão comuns. (Fernando Lima)
-É necessário desestigmatizar o envelhecimento. Atualmente os edifícios são projetados para jovens adultos mas devemos projetar edifícios para todas as idades e em todas as circunstâncias. Isto vai muito além do que é o atual conceito de mobilidade condicionada. (Cristiano Costa)
- 7 razões às quais a nossa sociedade hiperconectada deve estar atenta:
.Haverá maior inclusão no fluxo de mercadorias e stocks
.Brevemente todo o planeta estará online
.Cada vez haverão mais cidades cosmopolitas
.Haverá um foco em construir melhor qualidade de vida
(Fernando Lima)
-Empatia com o design: O design dos produtos e serviços deverá respeitar as emoções das pessoas. A própria arquitetura deve ser sensorial e mais ligada ao intelecto. (Cristiano Costa)