Banco de Portugal
O Banco de Portugal e a comunidade bancária nacional desenvolveram uma solução para o processamento, em lote, de pagamento de serviços e de pagamentos ao Estado.
Esta nova solução, disponível oficialmente em Portugal a partir de 10 de julho, permite às empresas enviarem vários pagamentos através de um único ficheiro, com um formato harmonizado entre os diversos prestadores de serviços de pagamento, designadamente para as seguintes operações:
- Pagamentos de serviços com entidade e referência;
- Pagamentos da Taxa Social Única;
- Pagamentos ao Estado;
- Pagamentos à Segurança Social.
Os prestadores de serviços de pagamento não são obrigados a disponibilizar aos seus clientes esta ferramenta de processamento de pagamentos em lote. No entanto, o Banco de Portugal recomenda vivamente a sua utilização generalizada na comunidade bancária nacional, dados os ganhos significativos que proporciona em termos de eficiência, quer para as empresas (como ordenantes e destinatárias destes pagamentos), quer para o Estado e para os próprios prestadores de serviços de pagamento.
Para obterem mais informação sobre esta ferramenta, as empresas interessadas poderão consultar o manual do Banco de Portugal sobre o registo normalizado para pagamento de serviços. Para usufruírem deste serviço, terão de contactar o seu prestador de serviços de pagamento.
Artigo Completo