Como fotografar produtos

Guias Práticos NOS

Quanto está a vender produtos à distância – por exemplo, por catálogo ou através de uma loja online ou sites de revenda – a apresentação e o marketing são tão importantes quanto a veracidade em relação à qualidade do produto.

Atualmente, os clientes são constantemente bombardeados com imagens de produtos de todas as formas e feitios, e uma vez que não podem tocar-lhes ou experimentá-los, é essencial que os conquiste através da sua representação limpa, atraente e precisa.

Felizmente, e com as evoluções exponenciais da tecnologia, já não precisa de gastar centenas ou milhares de euros para obter boas fotografias de produto podendo, inclusive, criá-las você mesmo através de técnicas simples.

1. Monte o seu miniestúdio
Montar um pequeno estúdio de fotografia não tem de ser uma tarefa dispendiosa. Com cartão, alumínio, papel vegetal e algumas molas pode montar um miniestúdio improvisado.

2. Luz
Aproveite a luz natural, que é melhor do que qualquer uma artificial e que deve sempre ser privilegiada em fotografia. Tire fotografias durante o dia e perto de uma janela e atente na distribuição da luz pelo objeto.

3. Fundo branco
O fundo branco torna a fotografia do produto automaticamente mais focada e eficiente porque centraliza o objeto em distrações. Para criar o efeito basta usar um papel branco criando com ele uma curva subtil por trás do objeto criando a sensação de branco infinito.

4. Produto cuidado
Preocupe-se com a apresentação do produto, não se esquecendo de o limpar de poeiras e impressões digitais, reveladas pela iluminação e resolução fotográfica.

5. Tripé
Fotos tremidas são proibidas na promoção de produtos, sendo que qualquer vibração mínima pode estragar uma excelente imagem. A solução fácil para evitar este tipo de contratempos é usar um tripé que garantirá fotografias estáveis.

6. Flash é proibido
O flash cria reflexos inesperados que darão à imagem um ar pouco profissional e cuidado.

7. Ponto de vista
Uma fotografia chapada nem sempre é a melhor opção. Não tenha medo de inovar: fotografe de cima, foque-se em pormenores, use ângulos, apoie-se em diferentes pontos de vista para dar vida ao produto.

8. Adereços podem enriquecer fotografia
Alguns casos específicos de produtos beneficiam da utilização de adereços. Se quer fotografar um prato de comida, talvez seja boa ideia enquadrá-lo numa bela mesa de madeira com loiça a condizer e talheres.

9. Edição
Não se limite a tirar boas fotografias – habitue-se sempre a passa-las por um bom editor (há alguns bons gratuitos online. Entre várias ferramentas disponibilizadas, pode recortar fotografias, manipular a cor e luz, emendar defeitos e otimizar elementos.

04/01/2017

Fonte: Guias Práticos NOS

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar