Os truques para evitar situações virais e catastróficas
A Revista Exame publica um artigo sobre a presença nas redes sociais.
Destacamos uma pequena parte mas achamos que vale a pena leitura integral!
Regras a seguir e e erros a evitar
Não basta estar presente. Transparência e credibilidade são dois valores imperativos que as empresas têm de ter em conta na conquista dos canais digitais. Segundo Bruno Patrão, da Llorente & Cuenca Portugal, há quatro regras para comunicar nas redes sociais:
- Ser-se autêntico (sem ser forçado, até porque é fácil identificar inconsistências)
- Escutar (com recetividade e abertura às críticas, lidando e interagindo com aquilo que possa ser mais adverso de uma forma natural e construtiva)
- Participar e partilhar conteúdos únicos e relevantes (mostrar-se conhecedor de um determinado tema para poder ser visto como uma autoridade)
- Não se levar demasiado a sério (o sentido de humor pode resultar e ajuda a humanizar a comunicação)
Do lado dos erros, muitos exemplos com maus resultados estão relacionados com crises de relações públicas. “Criou-se a impressão de que as redes sociais é que provocam crises, mas na realidade elas apenas tornam mais visíveis os fracassos de uma campanha de comunicação tradicional ou de uma política organizacional”, afirma Armando Alves, da Fullsix. Segundo este especialista, são estes os erros que as empresas devem evitar:
- Não informar os colaboradores dos usos aceitáveis de redes sociais
- Dar acesso não restrito de publicação da empresa a demasiadas pessoas
- Remover comentários após críticas
- Explorar um tema de forma gratuita, quando este não está relacionado com a atividade da empresa
- Criar muitas presenças em redes sociais sem ter tempo de as gerir
- Partilhar imagens sem respeitar os direitos de autor
- Publicar informação que possa discriminar um grupo
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