Programa Capacitar a Indústria Portuguesa
Foi hoje publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 84/2016 que aprova o CITec - Programa Capacitar a Indústria Portuguesa, enquanto instrumento fundamental da passagem de conhecimento das instituições de ensino superior para as empresas e que tem como objetivos:
a) O reforço financeiro das atividades e estruturas dos centros de interface tecnológica (CIT) (são entidades de ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas, visando a valorização e a transferência de tecnologia);
b) O reforço dos recursos humanos altamente qualificados para os CIT;
c) O desenvolvimento de novas áreas de competências, incluindo as respeitantes à eficiência energética, à promoção da economia circular e à digitalização da economia.
O Governo designou a ANI — Agência Nacional de Inovação, S. A., enquanto entidade competente para apoiar o Ministro da Economia na implementação das medidas do Programa.
O Governo determinou ainda a criação do Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular, que assegura o financiamento do CITec, sem prejuízo de outras fontes de financiamento público ou privado legalmente admissíveis.
Os Centros de Interface Tecnológico - CIT – inspiram-se várias das instituições deste tipo existentes na na Europa, com relevo a nível mundial, algumas delas resultantes de processos de criação ou reestruturação recentes (como é o caso dos centros CATAPULT, no Reino Unido) outras existindo já há muitas décadas, como a rede Fraunhofer, com origem na Alemanha, os centros Carnot, em França, ou os TNO na Holanda.