15ª edição de uma das principais publicações do Grupo do Banco Mundial
O Doing Business 2018: Reformar Para Gerar Empregos é a 15ª edição de uma das principais publicações do Grupo do Banco Mundial, que analisa a cada ano as leis e regulações que facilitam ou dificultam as atividades das empresas em cada economia. O Doing Business publica indicadores quantitativos sobre as regulações das atividades comerciais e sobre a proteção dos direitos de propriedade, que podem ser comparados através de 190 economias – do Afeganistão ao Zimbábue –, bem como através dos anos.
O Doing Business analisa 11 áreas do ciclo de vida de uma empresa, entre as quais, dez são incluídas na classificação das economias em termos da facilidade de se fazer negócios: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, obtenção de eletricidade, registro de propriedades, obtenção de crédito, proteção dos investidores minoritários, pagamento de impostos, comércio internacional, execução de contratos e resolução de insolvência. O analisa também a área da regulamentação do mercado de trabalho, que não é incluída na classificação deste ano.
Os dados publicados pelo Doing Business 2018 referem-se ao 1º de junho de 2017. Os indicadores do relatório são utilizados para analisar os resultados das reformas realizadas e identificar quais as reformas que funcionaram, onde e por quê.
Principais Conclusões
- O Doing Business 2018: Reformar Para Gerar Empregos verificou que empreendedores em 119 economias beneficiaram de melhorias no ambiente regulatório dos negócios. Entre os meses de junho de 2016 e junho de 2017, o relatório, que abrange 190 economias, documentou um total de 264 reformas regulatórias. As reformas mais comuns em 2016-17 foram as que reduziram a complexidade e o custo dos processos necessários para a abertura de empresas e a obtenção de crédito. A outra área com mais reformas identificadas foi a do comércio internacional.
Leia mais sobre as reformas regulatórias (em inglês).
- Brunei Darussalam, Tailândia, Malaui, Kosovo, Índia, Uzbequistão, Zâmbia, Nigéria, Djibouti e El Salvador foram as economias que realizaram mais melhorias nas áreas analisadas pelo Doing Business em 2016-17. Ao todo, estas 10 economias realizaram 53 reformas regulatórias que facilitaram as atividades das empresas em distintas áreas.
- Economias em todas as regiões do mundo continuaram a realizar reformas que facilitam os negócios, destacando-se a Europa e Ásia Central.
- A edição do Doing Business deste ano inclui ainda quatro estudos de caso sobre as áreas da abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propiedades e resolução de insolvências, bem como um anexo sobre a regulamentação do mercado de trabalho.
Clique aqui para visualizar todos os estudos de caso publicados (em inglês).
Doing Business 2018