A internacionalização das PME
O InSight, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa em colaboração com o E-Monitor, pretende assumir-se como uma plataforma de conhecimento com o objectivo de compreender a realidade das PME internacionalizadas, compreender as suas actividades de internacionalização e as suas perspectivas de desenvolvimento futuro.
Com uma amostra de perto de 1.000 Pequenas e Médias Empresas (PME) exportadoras portuguesas, o inquérito concluiu que cerca de 80% já se encontram internacionalizadas. Os gestores, com um forte espírito de “empreendedorismo internacional”, vão à procura de novos mercados para continuarem a crescer.
BREVES DESTAQUES
- 65% das empresas internacionalizadas afirma que a sua actividade no exterior cresceu nos últimos 2 anos;
- Para cerca de 43% o crescimento verificado, nos últimos 2 anos, na actividade internacional supera os 10%;
- 82% já se encontra internacionalizada há mais de 3 anos;
- 85% das empresas internacionalizadas com volume de negócios superior a €10 milhões, iniciou o processo há mais de 6 anos;
- Para 82% dos inquiridos a qualidade dos seus produtos/serviços é a principal vantagem competitiva no mercado internacional;
- 60% realizam viagens de prospecção de novos clientes (e parceiros de negócio) no início do processo de internacionalização;
- Para cerca de 39% das empresas, a actividade internacional representa mais de 50% do volume de negócios;
- 67% considera que o Brexit terá pouco ou mesmo nenhum impacto no seu modelo de negócio.
ZOOM AOS MERCADOS ONDE ESTÃO PRESENTES AS PME PORTUGUESAS
- 51% das empresas internacionalizadas que responderam ao inquérito estão presentes no mercado Espanhol;
- Seguem-se Angola com 43%, França com 41%, e Reino Unido com 30%;
- Na Europa, mercados como Alemanha (28%), Bélgica (23%) e Holanda (18%) são já muito relevantes;
- Em África, Angola surge com aproximadamente o dobro de referências de Moçambique;
- Estados Unidos e Brasil apresentam números muito semelhantes, estando presentes quase 20% das empresas;
- Nesta amostra, a China, já revela uma importância marcante, com valores ligeiramente superiores a 12%;
- Em grandes mercados como Japão, Índia, Austrália, México e Países do Golfo Pérsico estão presentes cerca 6% a 8% das empresas internacionalizadas
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